Autotreinamento Mapeamento Mental de Textos
Fazer o mapa mental de um texto não precisa ser tão difícil e chato
Um dos mais úteis usos de mapas mentais, o mapeamento de textos discursivos, é na nossa opinião o mais difícil – potencialmente. Algo fica difícil somente quando não temos as ferramentas apropriadas. Este autotreinamento o capacita em várias dessas ferramentas - no seu ritmo.
Em desenvolvimento, amostras com o primeiro módulo disponível.
Visão geral
Um dos usos mais úteis de mapas mentais é para representar a estrutura de textos discursivos. No entanto, isso pode ser muito difícil, em particular quando a fonte não tem uma boa organização nem destaca a estrutura das ideias.
Tendo mapeado centenas de textos, tivemos dificuldades por vezes exasperantes, e em resposta desenvolvemos métodos e técnicas para lidar com elas. Essas opções e soluções estão sendo registradas em um treinamento, mais especificamente um autotreinamento, isto é, que você conduz autonomamente, em seu próprio ritmo.
Esse autotreinamento reflete nosso pensamento de que, quando o material didático tem qualidade, o professor dificilmente é necessário. E, para ter qualidade, foi usada na obra a Didática de Resultados.
Não acreditamos em ficar falando sobre algo para tentar convencer, melhor é propiciar experiência para que a pessoa possa decidir. A obra ainda está em desenvolvimento, mas disponibilizamos uma amostra com o primeiro módulo; sugerimos que você baixe essa amostra e experimente o treinamento. Seu feedback é importante e pode aumentar a prioridade dessa obra em uma fila que tem crescido.
A amostra do autotreinamento em mapeamento de textos está disponível em três formatos. Para acessá-lo on-line, clique aqui. Para fazer o download em formato PDF, clique aqui (29 páginas – 3.7 MB). Também está disponível no formato EPUB (1.8 MB).
Observação: Este curso está sendo reescrito do zero para aprimoramentos didáticos, considere essas amostras mais como exemplos dos formatos.
A propósito, todos os formatos do curso, incluindo as páginas HTML e o DOCX que serviu de base para PDF e EPUB, foram gerados automaticamente a partir de um único manuscrito, como o chamamos, da mesma forma que este site. O manuscrito é uma versão simplificada. Por exemplo, para fazer uma cruzadinha, você fornece uma lista de pares chave/definição e um programa faz o gráfico com e sem respostas, insere legendas, formata e coloca tudo nos lugares corretos. Para saber mais, acesse esta página.