Geração automática de produtos EAD
Simplicidade, facilidade, rapidez
Elaborar um quiz com uma cruzadinha completa só fornecendo uma lista de palavras? Gerar um curso inteiro em PDF ou para a Web a partir de um documento simplificado? Isso e muito mais agora é possível, através de um treinamento totalmente prático e objetivo, com um aplicativo inovador, com usos tanto no ensino a distância quanto no presencial e ainda com conteúdos para aprimorar sua didática.
Problemas com as plataformas EAD
Já experimentei algumas plataformas de ensino a distância, como Moodle e webAula, além de conhecer outras, e achei que tinha algo de inconveniente com elas. Com a experiência, fui consolidando uma visão mais aprofundada do que era.
A primeira coisa é a fragmentação: para incluir um curso é preciso ir e vir muitas e muitas vezes, incluindo cada elemento em uma tela própria e em campos separados; a produtividade de edição é sofrível. Fazer alterações mais abrangentes, como o nome de um conceito, é bastante improdutivo e abre a possibilidade de inconsistências inaceitáveis.
O segundo inconveniente é não ter uma visão do todo e sua estrutura. Coisas maiores têm modelo visual da estrutura do todo, como a planta baixa para uma casa e um mapa para um território. Imagine pensar e conversar sobre uma casa sem a planta; descrever o “que” da estrutura é fácil: “3 quartos sendo uma suíte, copa, cozinha...”, mas tente explicar para alguém os detalhes dos cômodos e seu leiaute. Montar um curso maior sem algum tipo de mapa torna pensar e tomar decisões mais difícil.
Um terceiro inconveniente é ficar preso à plataforma: se eu quisesse publicar um mesmo curso em outra plataforma, teria que refazer muita coisa.
Ainda outro inconveniente são as imposições restritivas. Na Udemy, por exemplo, você é obrigado a fazer boa parte do curso baseada em vídeo. Você deve concordar comigo que não é o tipo de mídia que tem didática, é possível ter falta de qualidade no ensino presencial, em vídeo, em e-book, em página da Web. O vídeo, em particular, tem a mesma base do ensino presencial mas sem a mesma interatividade. Pode ser até bom para apresentar conteúdo, mas para os alunos revisarem é muito improdutivo e para estudarem é insuportavelmente impraticável.
Ainda não acabou. Como cada plataforma tem sua própria estrutura, por vezes com nomes diferentes para as mesmas coisas, cada uma tem sua própria curva de aprendizagem, e o que você aprende para usar uma delas pode não servir para outra.
Tendo habilidades de desenvolvimento de software e também muito know-how para extrair conteúdo de documentos textuais e convertê-los para outros formatos, questionei: e se materiais didáticos pudessem ser feitos no Word e convertidos para outros formatos automaticamente?
O aplicativo
Para encurtar a história, que foi bastante longa, é exatamente o que estou fazendo, através do aplicativo TransformZ. Um exemplo mais simples mas ilustrativo é um quiz ou lista de exercícios. Você redige um quiz no Word e pode gerá-lo, além de DOCX com formatações diferentes, também para PDF, EPUB e como página da Web (formato HTML).
O documento que você elabora é chamado de manuscrito. A partir do manuscrito você gera saídas, que são os entregáveis, isto é, que podem ser efetivamente usados por alguém. A formatação de uma saída vem de um documento modelo, chamado de template, e assim você tem a opção de gerar múltiplas saídas a partir do mesmo manuscrito.
A figura abaixo mostra essa estrutura. Um ebook difere de um documento porque é mais elaborado, podendo ter por exemplo uma capa.
O próximo diagrama mostra as possibilidades de geração de produtos para cada tipo de manuscrito de ensino. “Página Web” é uma página de um site, enquanto que “Página HTML avulsa” é autônoma. São mostradas apenas as saídas de ensino.
Exemplo de questões
Apenas converter documentos de conteúdo em produtos não seria tão vantajoso. Mas a edição do manuscrito é simplificada. Em uma questão de múltipla escolha, por exemplo, você indica a resposta logo abaixo da questão e o aplicativo insere as respostas em uma seção própria.
Para editar uma questão de completar, você insere a resposta no local apropriado entre chaves e o aplicativo, ao gerar a saída, formata o espaço para o aluno fornecer a resposta.
Por exemplo, no manuscrito:
Atividade – Cinema [TIPO=CPT]
Complete:
a) A maior vencedora do Oscar foi {{Katharine Hepburn}}, com {{4}} prêmios.
b) No filme Divertida Mente, as emoções da protagonista são {{alegria}}, tristeza, {{medo}}, raiva e nojo.
Questão na saída em DOC ou PDF:
Atividade 5 – Cinema
Complete:
a) A maior vencedora do Oscar foi ______________________, com ____ prêmios.
b) No filme Divertida Mente, as emoções da protagonista são ___________, tristeza, ________, raiva e nojo.
Na seção de respostas:
a) Katharine Hepburn, 4
b) alegria, medo
Note os links cruzados: da questão o aluno pode ir para a resposta e vice-versa. Nas saídas em páginas da Web, é um pouco diferente, clicar no link da resposta a exibe logo abaixo.
Quer uma cruzadinha? Forneça a lista de palavras e chaves e o aplicativo gera automaticamente o gráfico em branco, o gráfico com as respostas e também formata as chaves separando as horizontais e verticais.
A lista de palavras de uma cruzadinha é assim:
Esperança: Sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja
Nevasca: Queda abundante de neve, acompanhada de temporal
Alegria: ...
Vida: ...
Coiote: ....
A questão gerada fica assim:
Horizontais:
3) Sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja
4) ...
5) ...
Verticais:
1) Queda abundante de neve, acompanhada de temporal
2) ...
A resposta:
Note também que você não precisa numerar as atividades no manuscrito, isto é feito automaticamente na geração do produto. Isto significa que você pode alterar a sequência de atividades à vontade sem precisar cuidar de numeração.
Tudo automático.
Outros produtos de ensino
Outro produto de ensino gerado além do quiz é a lição, que trabalha tipicamente um único tópico de conteúdo. Um possível uso para uma lição é no ensino presencial, como complemento ou como recurso para ganhar tempo em circunstâncias de restrições de prazo para cumprir o conteúdo.
Um formato que implementei porque me interessa é o de um curso completo, a que chamo de autotreinamento, porque o aluno pode seguir no seu próprio ritmo. Definimos módulos, lições, seções e respectivas atividades, e o curso é convertido para um documento do Word, PDF e/ou para a Web. No caso da Web, o TransformZ gera automaticamente uma página de sumário para o curso, de onde o aluno pode acessar cada lição.
Modelo visual da estrutura
Após processar um ou os manuscritos, conforme o tipo de conteúdo, o TransformZ gera um diagrama com a estrutura desse conteúdo. Por exemplo, uma lição tem a estrutura:
LIÇÃO
Seção
Atividades
Seção
Atividades
...
Abaixo um exemplo do diagrama de uma lição em desenvolvimento. As seções são alinhadas na horizontal e as atividades na vertical. Atividades de um tipo específico, como cruzadinhas (CRZ) e de completar (CPT), têm a sigla do tipo indicada no nome.
Note como o diagrama fornece uma visão panorâmica da lição e permite obtermos informações muito mais rapidamente do que no texto. Por exemplo, quantas são as atividades, e de quais tipos? Quais seções deveriam ter e não têm atividades?
Quando você seleciona um elemento da estrutura, o TransformZ exibe o texto do elemento. É texto simples, sem a mesma formatação do original, mas que permite uma consulta rápida e uma passagem ágil por todos os elementos.
A propósito, o leiaute desse diagrama é todo automático. E você pode mudá-lo, se quiser.
O valor desse diagrama aumenta na medida do tamanho do conteúdo. Por exemplo, para um curso com dois módulos:
Note que, sem ter ideia do se trata, você seria capaz de verificar que estão faltando lições no módulo 2 e atividades na lição 1 desse módulo.
As versões mais recentes do Word têm um painel que mostra essa estrutura e que é bastante útil, mas o TransformZ oferece mais possibilidades. Por exemplo, você pode gerar uma imagem do diagrama e inseri-la em um documento ou página da Web. Em uma versão futura, se você colocar o tempo estimado de dedicação em cada elemento, o TransformZ fornecerá uma soma desses tempos, que é a estimativa de dedicação para concluir o desenvolvimento do conteúdo.
Menos curvas de aprendizagem
Essa geração flexível para vários formatos e plataformas resolve o problema de dependência de uma plataforma pela geração específica. Quando possível, claro; a plataforma deve aceitar a importação de algum formato e deve estar disponível no TransformZ a exportação correspondente, o que podemos desenvolver para atender sua necessidade.
Para o professor empreendedor, várias curvas de aprendizagem podem ser eliminadas, conforme o caso.
Curso de Geração Automática de Produtos EAD
Por já ter atuado como professor e também em função de dificuldades com a didática, acabei pesquisando muito sobre esse tema e desenvolvendo muitos conteúdos relacionados; a parte sobre estruturação de cursos foi incorporada ao TransformZ.
De fato, tenho um processo de trabalho bastante completo sobre planejamento de cursos, que inclui também o uso de mapas mentais. Eu achei que o processo ficou tão estruturado e prático que valia a pena montar um treinamento.
O treinamento é baseado no TransformZ. Quatro tipos de produtos estão previstos: quiz, lição, curso (composto por módulos e lições) e minicurso (apenas um módulo).
O curso não trabalha apenas o processo; foram incluídos vários elementos didáticos, como princípios e melhores práticas. Um exemplo é o princípio aprenda-e-aplique: você aprende - conhece, entende, pratica - e usa logo em seguida o que aprendeu em algo prático.
O curso trabalha também métodos de apoio. Por exemplo, ao aprender sobre os tipos de atividades que o TransformZ entende, que vão desde questões de resposta simples discursiva até cruzadinhas, também é ensinado um método para descobrir temas para as atividades. Os métodos são trabalhados em mapas mentais no também nosso aplicativo EasyMapper. A propósito, cada aluno recebe gratuitamente os aplicativos usados no curso.
Para a estrutura de ensino foi aplicado o princípio de que cada lição deve entregar algo útil para os alunos, isto é, algo aplicável na sua realidade. Outro princípio que aplicamos é “primeiro estrutura, depois detalhes”: no primeiro módulo os alunos aprendem todos os fluxos de trabalho com conteúdo mais simples, e nos módulos seguintes cada produto é detalhado. Isso torna o curso extremamente prático e objetivo.
Mas... prometer não significa por si entregar. Verifique o que estamos afirmando em amostras grátis de um autotreinamento que estamos desenvolvendo, disponível nos formatos PDF e páginas da Web.
Clique aqui para baixar a amostra grátis em PDF
Clique aqui para acessar a página central do curso
Solicite mais informações sobre nossos treinamentos através do e-mail virgiliovvilela@gmail.com. Para maior precisão, informe suas necessidades já conhecidas.