Curso presencial de Requisitos Visuais

Porque nosso pensamento precisa de visualização da estrutura

Por Virgílio V. Vilela

Curso capacitativo para o processo Requisitos Visuais, integrado à realidade dos alunos. Curso, como o processo, também estruturado e visual. Após experimentar o processo, achamos que você simplesmente nunca mais vai querer trabalhar de outro jeito!

Introdução

Você tem dificuldades em manter o controle das informações sobre requisitos quando eles vão crescendo? Talvez fique difícil localizar algum em sua memória ou no local de trabalho. Quem sabe você sente um certo desconforto ou insegurança quanto a estar considerando tudo que é importante, em particular se você não participou dos trabalhos desde o início.

Veja aqui uma solução. Ou, se não houver problemas, uma opção para aumentar a produtividade e ter mais facilidade e conforto de pensamento.

Um curso que prepara para fazer

Apresentamos em outros artigos desta seção do site o diagrama de estrutura funcional e o processo Requisitos Visuais. Aqui apresentamos um treinamento sobre o processo.

O curso adota a metodologia Didática de Resultados, o que tem uma série de implicações estruturais e importantes.

A implicação mais importante é que os cursos são capacitativos, isto é, o aluno sai pronto para trabalhar com o conteúdo. Enfatizamos bastante a capacitação, porque já “cansamos” de ver cursos que só informam e explicam, por vezes sem aprofundamento. Segundo a Didática de Resultados, o professor é o responsável pelo aprendizado; ele não deve pressupor nem assumir sensatamente que o aluno tenha capacidade de planejar suas atividades de capacitação.

Para ser capacitativo, o curso parte do que o profissional vai fazer e produzir. Por exemplo, no caso do RUP, analistas de requisitos tipicamente trabalham requisitos funcionais com base em documentos de casos de uso. Gestores de sistemas RUP especificam necessidades de negócio, homologam casos de uso e aplicativos ou funcionalidades. Adotando o processo Requisitos Visuais, esses profissionais não mais precisarão de documentos textuais para trabalhar, eles serão elaborados apenas para atender necessidades de documentação e podem até ser delegados para redatores técnicos.

Também a adoção da Didática de Resultados resulta em cursos estruturados de forma que o aluno aprenda conteúdo aplicável a cada lição. Nada de primeiro teoria, depois prática; se conceitos são ensinados, é porque eles são relevantes, são úteis para o que os alunos irão fazer.

Nós acrescentamos ao planejamento também a busca pela conexão com a realidade dos alunos: o que estes aprendem deve se encaixar, se integrar ao seu processo agregando valor. Por isso, embora tenhamos conteúdo programático baseado em experiência, vamos atuar no sentido de adaptar os conteúdos e atividades para conectá-los à vida prática dos alunos.

Audiência

É por essas razões que cada curso é para um perfil de público, estando disponíveis cursos para analistas de requisitos e gestores de sistemas (outros sob consulta). Pelo que observamos, muitos gestores têm dificuldades de lidar com documentos de casos de uso maiores, e assim o potencial de benefícios para esses profissionais é bem significativo.

Outros tipos de profissionais podem ser beneficiados pelo processo Requisitos Visuais, como gerentes de projeto e analistas de teste. Em geral, cursos direcionados a outros perfis podem ser preparados por solicitação; nos casos em que não tivermos vivência direta da atividade, será necessário previamente um mapeamento da realidade do público-alvo.

Para mais informações, por favor use o e-mail no rodapé, inclusive se você tem interesse em aprender o processo como pessoa física ou eventualmente coaching.


Veja também:

Introdução ao Diagrama de Estrutura Funcional

Um novo diagrama para trabalho visual e estruturado de funcionalidades

O processo Requisitos Visuais

Nem histórias de usuário, nem casos de uso, requisitos funcionais agora podem ser trabalhados só em diagramas, com visualização da estrutura!

Didática de Resultados: o que falta no ensino

Como se estruturar para ensinar com qualidade